Historial

A ADIRN é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos criada a 3 de Setembro de 1991, que tem por objeto a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de atuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.        
A ADIRN é uma entidade interveniente nas questões do Desenvolvimento Local e Social contribuindo com uma experiência de 33 anos, desenvolvendo a sua atividade como facilitadora do apoio a projetos com fundos dos quadros comunitários de apoio. Desde 1991 é gestora de programas de desenvolvimento rural e social, destacando a implementação do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, destacando as áreas do turismo, produtos locais e agrícolas, ação social, preservação e conservação do património rural e apoio a microempresas, tendo apoiadao ao longo destes 33 anos, centenas de projectos e contribuindo para a criação e manutenção de centenas de empregos. Foi entidade promotora e executora do CLDS 3G – Crescer e Desenvolver Alcanena, entre 2016 e 2018, e do CLDS4G de 2020 a 2023, que consistiu num conjunto de ações dirigidas à qualificação e capacitação de pessoas, às famílias, crianças e jovens e à comunidade e associações e instituições nela existentes, atuando em diversas vertentes, no município de Alcanena, capacitando os/as munícipes, promovendo o crescimento sustentável e inclusivo deste território.        
É entidade formadora certificada desde 1991, apresentando uma oferta anual de cursos nas várias temáticas com destaque para a agricultura, turismo e ação social.
Continua a contribuir para a qualificação dos recursos humanos do território, onde durante os últimos anos desenvolveu ações de formação no âmbito do POPH e POISE, pertencendo actualmente à direcção da Associação Torrejana de Ensino Profissional (Escola Profissional de Torres Novas).    
Ao nível da promoção do turismo, participa ativamente em eventos nacionais, regionais e locais nesta temática. Organiza e apoia eventos no território, onde privilegia a dinamização do turismo, cultura, enoturismo e gastronomia.                   
Criou a Festa Templária de Tomar, agregando entidades do território, num verdadeiro trabalho de parceria e desde 2022 que organiza em Tomar em colaboração com uma rede de 30 parceiros e com o apoio do Municipio de Tomar, o evento Wellness Weekend destinado à promoção da saúde e bem-estar.            
Desenvolve ainda, ações na área da promoção de produtos locais e artesanato, sendo proprietária de uma empresa dedicada a esta temática, detendo em Tomar, dois espaços de comercialização de produtos locais e merchandising do nosso território, numa participação activa de apoio à produção local. É ainda entidade coordenadora na região de um projecto dedicado à alimentação saudável e sustentável, onde desenvolve acções de literacia alimentar nas escolas com o apoio dos municípios, agrupamentos escolares, produtores etc.       
Ao nível da cooperação, colabora com diversos parceiros tendo desenvolvido no último período de apoio um total de onze projetos, de diversas temáticas e no atual quadro comunitário participa em nove projetos de cooperação nacional e transnacional, sendo coordenador de oito deles.              
É detentora de registo de ONGD (Organização Não Governamental para a Cooperação e Desenvolvimento), onde pretende continuar a trabalhar ativamente com os países lusófonos, sendo associada da Plataforma Portuguesa de ONGD’s, pertencendo actualmente à direccção desta instituição.           
É entidade integrante do CEDI, Comissão de Acompanhamento e Grupo Estratégico para o Turismo, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, participando e intervindo com vista á otimização de opções estratégicas de desenvolvimento regional e local. É ainda, entidade integrante no Conselho de Gestão da Estação Náutica do Castelo de Bode, onde intervém na promoção e desenvolvimento desta estrutura.                      
É associada da Federação Minha Terra, contribuindo o desenvolvimento rural nacional.
É entidade integrante dos seis CLAS (Conselhos Locais de Acção Social) do território, onde participa e intervém nas iniciativas sociais.                    
A ADIRN continua a responsabilizar-se por envolver os atores, públicos e/ou privados, promotores e responsáveis pela implementação de projetos, sustentados em forte coresponsabilização e liderança, orientada por objetivos e metas precisas, com o objectivo único do desenvolvimento económico e social das populações do território do Ribatejo Norte, tornando-o mais coeso e competitivo.