Visão, Missão, Valores e Objetivos

Visão: Optimização dos recursos naturais

Missão: Promoção, dinamização e cooperação para o desenvolvimento territorial

Valores:
Atitude – Agir com profissionalismo, ser cooperante e com compromisso
Inovação – Primar por projectos e ideias inovadoras
Espírito de Equipa – Interacção/cooperação ao nível interno e externo
Qualidade – Em todo o âmbito dos projectos realizados

Objetivos

A ADIRN tem como objetivos principais:

a) Promover a animação do desenvolvimento rural e a aquisição do “saber fazer” em matéria de desenvolvimento rural e divulgar esses conhecimentos.

b) Promover a valorização no local e a comercialização das produções agrícolas, silvícolas e piscícolas.

c) Interpretar as atividades complementares do rendimento das populações rurais, nomeadamente o turismo, a caça e o artesanato.

d) Promover a divulgação dos produtos e das potencialidades regionais e a recuperação de técnicas e práticas tradicionais.

e) Promover a animação e a implementação de programas de desenvolvimento de iniciativa de base regional.

f) Desenvolver todas as atividades que se mostrem necessárias ou convenientes á eficaz defesa dos interesses dos concelhos que integram a sua área de atuação.

g) Exercer todas as funções que por lei ou por estes estatutos lhe são ou venham a ser cometidas.

h) Garantir a implementação de atividades que inventam o processo de desertificação que ameaça algumas das freguesias.

i) Conceção; organização e promoção; desenvolvimento /execução de ações de formação profissional;

j) A Cooperação para o Desenvolvimento constitui um instrumento de promoção do objeto da ADIRN, promovendo a aproximação do território com outras realidades através da dinamização e implementação de ações tais como:

  • Formação profissional, estudos e planeamento;
  • Conceção, execução e apoio a programas e projetos de cariz social, ambiental, cívico e económico que visem os países em desenvolvimento e que sejam levados a cabo através de ações de cooperação para o desenvolvimento de assistência humanitária de ajuda de emergência, de proteção e promoção dos direitos humanos e cívicos;
  • Sensibilização da opinião pública para a necessidade de um relacionamento mais empenhado com os países em via de desenvolvimento e a divulgação das suas realidades;
  • Promover a educação como fator de desenvolvimento integral e como fator de existência e reforço da paz.