Desenvolvimento de projetos de cooperação transnacional
Cultivar & Cooperar
Este projeto de cooperação transnacional tem como objetivo potencializar o intercâmbio de experiencias na área da hidroponia, agropecuária, doces, viticultura e comercialização produtos locais em Cabo Verde. O projeto é coordenado pela ADIRN e tem como parceiros a GRATER (Açores), AGRORIG – Associação dos Agricultores e Agro-industriais do concelho de Ribeira Grande (Associação de Agricultores) e AACM – Associação de Agricultores da Casa do Meio Porto Novo da ilha de Santo Antão, Cooperativa Mulheres do Sal, A Incubadora – (Associação de Desenvolvimento – Agricultura, Artesanato e Turismo) da ilha do Sal, Cooperativa Sodade e Associação de Turismo do Fogo “FG” da Ilha do Fogo.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Empreender no Turismo Sustentável CV
Este projeto de cooperação transnacional tem como objetivo testar uma metodologia de desenvolvimento do turismo sustentável, trabalhando com os empreendedores, numa fase piloto em Santo Antão e no Ribatejo Norte, para criar as bases de uma futura Rede Lusófona de Turismo Sustentável. O projeto é coordenado pela ADRIN e tem como parceiros de Cabo Verde a AmiRibeirão – Associação dos Amigos do Ribeirão – (Associação de Desenvolvimento), AMI-Paul (Associação de Desenvolvimento) e Associação Vatur Paúl da Ilha de Santo Antão.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Rural Flavours
O presente projeto de cooperação transnacional tem como objetivo principal a promoção do território através da gastronomia, vinhos, cultura, tradições, artes e ofícios. Em cada território será dinamizado um encontro onde se promova a gastronomia, alojamento, artes e ofícios de cada território. Existirá ainda um espaço de mostra de produtos locais e artesanato, gastronomia e turismo, bem como serão realizados seminários temáticos. Nestes encontros participarão os GAL envolvidos no projeto e produtos locais provenientes dos diferentes países afetos ao projeto. Este projeto é coordenado pelo LAG Leader Karhuseutu (Finlândia) e tem como parceiros a ADIRN (Portugal), LAG Hiiumaa (Estónia), LAG Bura (Croácia), Development Agency οf Lemesos Ltd (Chipre) , Development Agency οf Paphos “Aphrodite” Ltd (Chipre) e Adecom-Lácara- Asociacion Para El Desarrollo De La Comarca De Lacara (Espanha).
A ADIRN foi a anfitriã do primeiro evento que decorreu durante a Feira dos Frutos Secos em Torres Novas, envolveu os agentes locais de produtos locais e foi composto por visitas ao território, seminário, mostra de produtos e degustações.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Rural Flavours – Filme Ribatejo Norte
Turismo Náutico em Águas de Interior – Barragens & Lagos
Este projeto de cooperação transnacional tem como objetivo principal promover os territórios envolventes aos planos de água das maiores barragens da Península Ibérica, desenvolver o turismo com base na âncora das atividades náuticas em equilíbrio com a proteção do recurso hídrico. É coordenado pela ADIRN e tem como parceiros nacionais a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, ADRACES – Associação Para O Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, DOURO SUPERIOR – Associação de Desenvolvimento, MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, PINHAL MAIOR – Associação para o Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, PRO-RAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, ROTA DO GUADIANA – Associação Desenvolvimento Integrado e TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. E parceiros de Espanha Aderco- Asociacion Para El Desarrollo Rural De La Comarca De Olivenza, Cáparra- Asociacion Para El Desarrollo De La Comarca De Trasierra- Tierras Granadilla, Guadalteba- Gdr Del Guadalteba, La Sibéria – Centro De Desarrollo Rural La Siberia, La Serena – Consorcio Centro De Desarrollo Rural La Serena e Medio Guadalquivir- Gdr Del Medio Guadalquivir.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Terras da Lusofonia
Este projeto de cooperação transnacional tem como objetivo principal criar uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação a países de expressão oficial portuguesa e reforçar a identidade e cultura portuguesa (em torno do conceito de ‘lusofonia’). Tem como acção principal a criação e implementação da “Casa da Lusofonia” em Cabo Verde. É coordenado pela ADIRN e tem como parceiros nacionais: ADDLAP, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADL, ADRACES, ADER-AL, AVEIRO NORTE (AIDA), AVEIRO SUL (AIDA), APRODER, ADRITEM, BEIRA-DOURO, DESTEQUE, DUECEIRA, MONTE, PINHAL MAIOR, RUDE, SOL DO AVE e TERRAS DE SICÓ.
De Cabo Verde fazem parte a AGRORIG – Santo Antão; Cooperativa Mulheres do Sal – A Incubadora e ProEmpresa de S. Vicente, do Brasil o Instituto Garbage de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental e de S. Tomé e Príncipe o CEPIBA – Cooperativa de Exportação da Pimenta e Baunilha Biológica.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Trilhos da Lusofonia
Este projecto visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos territórios intervenientes, através de sinergias criadas pelo intercâmbio de experiências de Desenvolvimento Local nas várias áreas temáticas, com vista à promoção dos recursos endógenos dos territórios envolvidos, fatores estes em plena coerência com os eixos estratégicos apresentados nas estratégias locais de desenvolvimento, bem como na estratégia de cooperação para os seus territórios.
Visa ainda, contribuir para o aumento da competitividade dos agentes locais e dos territórios associados ao projeto, através da constituição desta rede de cooperação para além de valorizar os recursos endógenos dos territórios, contribuiu fortemente para o desenvolvimento do turismo sustentável local, apresentando o presente projeto os seguintes objetivos principal e operacionais:
Testar uma metodologia de desenvolvimento do turismo sustentável, trabalhando com os empreendedores, nesta fase piloto de santo Antão e do Ribatejo Norte, para criar as bases de uma futura Rede Lusófona de Turismo Sustentável
- Desenvolvimento de metodologia comum para definição de produtos de Turismo Sustentável com base nos percursos (trails) para caminhadas e para e-bikes
- Qualificação dos Produtos de Turismo Sustentável para Mercados Externos
- Desenvolver uma cultura do turismo nas populações residentes
- Troca de experiências entre empresários, técnicos e outros parceiros
- Capacitação dos interlocutores
- Consultadoria para desenvolvimento de rotas, roteiros e produtos turísticos inovadores
- Teste dos produtos no terreno (territórios intervenientes)
- Visitas técnicas e ações de benchmarking
- Investigação & Desenvolvimento, com vista ao encontro de novas soluções
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Tejo Vivo
Este projecto visa contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios ribeirinhos do Tejo.
No âmbito da temática Agricultura e ambiente: Conhecer práticas agrícolas, que contribuam para a preservação dos recursos naturais, dando uma utilização mais eficiente, e da biodiversidade. E sensibilizar os atores locais para uma utilização mais eficientes destes recursos.
No âmbito da temática Turismo e património: Incentivar a comunidade dos territórios ribeirinhos a viver/usufruir das margens do rio e atrair mais visitantes aos territórios rurais do Tejo, associando a valorização dos recursos endógenos ao rio e o património (cultural, gastronómico, turístico, etc.), juntamente com os agentes do território (agrícolas, turísticos, culturais, ligados à gastronomia, atividades ao ar livre/desporto).
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
Desenvolvimento de Projetos de Cooperação Interterritorial
QTS2A
O presente projeto de cooperação nacional tem como objetivo principal da candidatura é a qualificação de produtos de turismo sustentável sendo o turismo ativo a base do produto e a responsabilidade ambiental bem como o envolvimento das populações a sua essência. É coordenado pela ADIRN e tem como parceiros a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, CORANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, PINHAL MAIOR – Associação para o Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, PRORAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte e RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)
(Link do Ficheiro QTS2A – Ficha de Projecto)
Templários e a Cavalaria Medieval
Este projeto de cooperação nacional tem como objetivo principal valorizar a herança cultural e patrimonial associada aos Templários, Ordens Militares / Cavalaria e Castelos, dinamizando a economia local. É coordenado pela ADIRN e tem como parceiros a ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, DOURO SUPERIOR – Associação de Desenvolvimento, PRO-RAIA – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte , RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural TERRAS DE SICÓ – Associação de Desenvolvimento.
Ficha de Projecto (descarregar PDF)