Falar do Impacto do LEADER no concelho de Tomar é falar de muitas obras e investimentos que foram feitos nos últimos anos neste território, fruto de vários quadros comunitários de apoio, com a intervenção da ADIRN – Associação do Desenvolvimento do Ribatejo Norte. Deste modo, a actividade da ADIRN nos últimos 28 anos, foi essencialmente ajudar os promotores a concretizarem projectos de investimento através da Abordagem LEADER e, nomeadamente, dos seguintes programas: LEADER I (1991-1995), LEADER II (1995-2001), LEADER + (2001-2006), SP3 PODER (2007-2014).
Salienta-se a aposta há 28 anos no turismo aventura, tendo sido criada a empresa TEMPLAR, pioneira a trabalhar o turismo activo na região. Há cerca de 15 anos foi também criada a empresa Loja do Ribatejo Norte, Lda, com vista à promoção e comercialização de produtos locais e que dispõe hoje de quatro espaços promocionais em Tomar, Ourém e Vila Nova da Barquinha. Também apoiamos a implementação de projectos de investimento, destacando-se o projeto da “Quinta dos Ganados”, na freguesia dos Casais e o “Lagar de S. José” (Mundo de Aventura) em Paialvo. Mais recentemente, apostámos no turismo cultural, com foco nos eventos de temática templária, sendo o marco mais notório a realização da “Festa Templária” criada pela ADIRN em 2013.
Começando por destacar os projectos mais antigos, no LEADER I foram apoiados projectos tais como a realização de um Estudo do Artesanato para a Accart – Associação Cultural dos Artesãos e Artistas Plásticos Região Templários com vista à planificação dos investimentos no setor; o Restaurante “Casa do Adro”, um restaurante típico no pólo de atracção turística da Albufeira do Castelo de Bode; uma área de lazer junto ao Aqueduto dos Pegões, na freguesia de Carregueiros, a construção de um Campo de Ténis da Serra, através da Junta de freguesia da Serra; o projecto “Quintais Desportivos”, dinamizado pela Câmara Municipal de Tomar que visou a melhoria dos parques infantis junto às escolas primárias nas freguesias rurais, uma Unidade Comercial na Freguesia da Serra; a criação da Feira de Artesanato de Tomar, promovida pela Comissão da Feira de Artesanato em Tomar. Destaque ainda para o projecto de Olaria na Asseiceira, a criação do Centro LEADER da Serra e um Centro de Apoio Apícola; o projecto Lusoflora 93, e a implementação de uma Salsicharia Tradicional.
No LEADER II, que abrange o período entre 1995-2001, foram aprovados no concelho de Tomar os seguintes projectos com fundos provenientes do LEADER: “Ajudas à contratação” para o Centro de Estudos de Turismo e Cultura, um animador turístico cultural para a Canto Firme, para a Templar-Rotas e Destinos Turísticos lda e para a empresa Mundo Aventura; apoio ao projecto de Centro de iniciativas turísticas promovido pela Templar-Rotas e Destinos Turísticos Lda; implementação de um Apiário Turístico; circuito de tiro com arco etc. Foi também apoiado um projecto de animação cultural de espaços históricos para a Canto Firme; um projecto de roteiro equestre para a empresa Agro-Ganados Lda e outro idêntico para o promotor João António da Costa Silva. Os fundos comunitários do LEADER, deste quadro comunitário, serviram ainda para apoiar um projecto de Apoio a Actividades Náuticas promovido pela Barcaça – Sociedade Exploração Turística lda; edificação de um Centro de Formação Out-door; um Centro de recursos de desporto aventura da Templar – Rotas e Destinos turísticos Lda; apoio à Feira de Santa Iria; um projecto de Novos Produtos apícolas e a modernização de uma Adega do promotor Agrovalente, Lda. Quanto ao LEADER +, que se prolongou entre 2001 e 2008, destaca-se o apoio ao projecto de Turismo Equestre da “Quinta da Enxogueira”, com vista ao melhoramento das infra-estruturas equestres existentes nomeadamente construção de cavalariças, picadeiro, palheiro e regas; o projecto de Valorização do Património Histórico e Rural da Associação Cultural e Reacreativa da Linhaceira, nomeadamente com a aquisição e remodelação dos trajes do rancho; o projecto do Lagar de São José que visou o apoio de um projecto já apoiado no LEADER II, através da criação de um estacionamento, de um telheiro, melhoramentos no campo de jogos, sinalética, meios de detecção de incêndios e material promocional; um projecto de todo-o-terreno turístico do promotor Pedro Miguel Sousa; o apoio ao projecto Festa Brava da empresa José Salvador Herdeiros com vista à criação de condições para visita à quinta, todo o seu historial e equipamento. Foram ainda apoiados projectos de Animações Templárias e Catering para a Loja do Ribatejo Norte, Lda.